zettelkasten - deutch - falácia do colecionador
falácia do colecionador - do site oficial
criado em: 22:23 02-11-2022
Relacionado
- palavras-chave: #filosofia #realworld #otimistarealista #totalizante #jardimdigital #meta #zettelkasten
- NOTAS DE LEITURA/REF BIBLIOGRÁFICA/how to take smart notes
- obsidian
- Second Brain
- pen its powerful than computer
- mente estendida
- como evitar a falácia do colecionador
- palavras-chave: #filosofia #realworld #otimistarealista #totalizante #jardimdigital #meta #zettelkasten
- notas:
- zettelkasten - deutch - falácia do colecionador
- A falácia do colecionador
- meta-prompt Article to notes
- NOTAS DE LEITURA/REF BIBLIOGRÁFICA/how to take smart notes
- obsidian
- Second Brain
- pen its powerful than computer
- mente estendida
A Falácia do Colecionador refere-se à tendência dos trabalhadores do conhecimento de coletar informações úteis, como livros e artigos, e armazená-las para uso posterior. Entretanto, apenas saber de uma coisa não é o mesmo que compreendê-la verdadeiramente ou internalizá-la. Este "falso conhecimento" pode dificultar o verdadeiro aprendizado e o crescimento pessoal. O problema é exacerbado pela facilidade de fotocópias e marcadores de livros, o que pode levar a uma quantidade esmagadora e incontrolável de informações. O autor sugere estar atento à quantidade de informação que está sendo coletada e trabalhar ativamente para interiorizar e compreender a informação em vez de apenas armazená-la.
Pesquisa, leitura, assimilação; enxaguar e repetir
O autor argumenta que a coleta de informações, tais como livros e artigos, não aumenta o conhecimento por si só. Para aprender verdadeiramente de um texto, é preciso lê-lo efetivamente, tomar notas e trabalhar ativamente com as ideias apresentadas no texto. Tomar notas permite que a informação seja integrada ao próprio sistema de conhecimento e se torne uma parte permanente de seu entendimento. O autor sugere que sejam tomados ciclos mais curtos de pesquisa, leitura e assimilação de conhecimento para minimizar o desperdício de tempo e papel e para formar um hábito de aprendizado efetivo. Ele também sugere estabelecer limites implementáveis e manter a contagem para ajudar a formar este hábito e superar o vício de coletar informações.