Unheimlich Everywhere
Unheimlich Everywhere
Franco “Bifo” Berardi
criado em:
- Ano, Mês e dia: 2023-03-24
- Hora: 11:38
Conteúdo Relacionado
- notas: Hui, Yuk
- filosofia da tecnologia
- filosofia da linguagem
- chatgpt roubou seu trabalho - e agora oque farás (pergunta)
- tags: #wiredetal #promptgpt3 #meta #zettelkasten #1000palavrasoumais #disserte #newsletter #ceticismo #escrita #filosofia #mestredeculturacontemporanea #criatividade #episteme
- Fontes & Links: https://www.e-flux.com/notes/526496/unheimlich-the-spiral-of-chaos-and-the-cognitive-automaton
O artigo discute o significado da palavra alemã "unheimlich", que é difícil de traduzir. Ele se refere à percepção da coexistência de realidades incompatíveis e à perturbação causada por esta interferência. O artigo argumenta que o atual "unheimlich" é sinistro por causa do declínio da promessa moderna, levando à normalidade e à decomposição da normalidade simultaneamente. O artigo também discute o surgimento de automatismos tecno-linguísticos, que são projetados para controlar o caos, mas estão se tornando uma vida auto-alimentada. O autômato cognitivo está surgindo e está trazendo uma dimensão transhistorica própria. O artigo conclui discutindo o papel da inteligência artificial, como o ChatGPT, no mundo ocidental em declínio, onde a tecnologia substituiu a Razão. O autor argumenta que uma psicose de massa está em curso e nos faltam as ferramentas conceituais e terapêuticas para lidar com ela.
Nota 1: "O conceito de Unheimlich e suas implicações na sociedade contemporânea"
O artigo explora o conceito alemão de "unheimlich", inadequadamente traduzido como "sinistro", e o relaciona às tendências sociais atuais. O autor postula que "unheimlich" é uma percepção de realidades incompatíveis, provocada pela desintegração da ordem cultural e geopolítica, levando a um sentimento de alienação. Esse fenômeno está relacionado ao surgimento de autômatos tecnolinguísticos e ao caos no mundo moderno, que juntos formam a atual sinistrose do mundo. A ambiguidade entre o humano e o autômato é discutida, com base nos insights de Ernst Jentsch e Sigmund Freud, e conectada ao surgimento da inteligência artificial. O artigo levanta preocupações sobre as implicações da IA e do autômato cognitivo, incluindo uma possível psicose em massa e o declínio da razão humana. Ele observa os desafios apresentados pela IA para a consciência humana e considerações éticas.
Notas/Tópicos conectados:
Nota 2:Evolução histórica do conceito de Unheimlich
Nota 3: Inteligência Artificial e Consciência Humana
Nota 4: Role of Automatons in Modern Society
Nota 5: Mass Psychosis and Societal Collapse
Nota 6: The Consequences of AI Proliferation
Nota 7: Ethics and AI - ética e IA
Nota final: O Paradoxo do Iluminismo