PROMPT INICIAL - ECCO 2023 INCURSÃO

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Sobre minha situação:

Eu estou fazendo aplicação para um mestrado em cultura contemporânea, então a escolha entre estudar os antigos ou contemporâneos não é realmente uma opção. Eu parto do seguinte conselho em relação a isso.

"Trate estudos contemporâneos como se fossem clássicos e os clássicos como se fosse contemporâneo".

Isso se relaciona com o que umberto eco disse em Como se faz uma tese:

ou se faz uma tese remendada ou se faz algo novo, e em relação aos autores antigos, pelo menos, temos esquemas interpretativos seguros aos quais podemos nos referir ao passo que o autor moderno ainda são as opiniões vagas e contraditórias, a nossa capacidade crítica é falseada pela falta de perspectiva e tudo é imensamente difícil.
Parafraseado de Como se faz uma tese. P. 17.

e ainda:

Trabalhe sobre um contemporaneo como se fosse um antigo, e vice-versa. Será mais agradável e você fará um trabalho mais sério. p. 17

Estar atualizado o tempo todo.

Disso se deduz que o filosofo Montaigne odiaria a vida moderna. Thoreau, Henry David em Walden Or Life In The Woods vai dizer algo semelhante.

É raro que um homem tire um cochilo de meia hora após o jantar, mas, ao acordar, sempre ergue a cabeça e pergunta: “Quais são as novidades?”, como se o resto da humanidade tivesse ficado de sentinela. (Location 1543)

e se permite citar a mim mesmo - em um comentário sobre a "era da informação".

(...) Não precisamos fazer o download se soubermos a narrativa principal. A narrativa principal é aquela que nasce de nós mesmos mas que não se abdica do outro; sermos fiéis a nós mesmos é a maior lição desta vida.


Só para lembrar, o programa de mestrado que quero me aplicar tem a seguinte premissa:

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO)

Oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o ECCO é uma oportunidade educacional que se concentra na produção e disseminação de conhecimento em uma capacidade descentralizada. Aprovado pela CAPES em 2007, este programa procura fortalecer a pós-graduação na UFMT, abrangendo pesquisa científica e formação em nível de pós-graduação stricto sensu.

O ECCO é interdisciplinar e se esforça para atender às demandas das transformações sociais e científicas atuais. O programa examina as mudanças sociais e culturais causadas pela migração e ocupação em massa na região nos últimos 40 anos, além dos processos globais de circulação de pessoas, bens e valores. Ele busca analisar esses processos em suas dimensões globais e suas especificidades locais.

Reconhecendo as limitações da ciência no novo cenário social, o ECCO propõe uma formação temática e problematizadora no campo da cultura. Ele se concentra em fenômenos específicos da contemporaneidade e na relação entre o local e o global.

O programa de doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, juntamente com o mestrado existente, visa a pensar sobre as condições de produção e os caminhos futuros para a região em meio às transformações globais. Ele atende à necessidade de profissionais das áreas de Humanidades e Sociais de lidar com questões como a mercantilização da cultura, a midiatização de práticas tradicionais e a emergência de novos rituais sociais, além de incentivar a invenção de novas maneiras de pensar a realidade.

Em suma, o ECCO busca fornecer uma formação temática e problematizadora no campo da cultura na região, seja Mato Grosso, o Centro-Oeste ou a América Latina. Isso é feito com o objetivo de atender à necessidade de pensar a região em relação estreita com o que está acontecendo no mundo e de pensar no mundo pela perspectiva da singularidade da região.


As três linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT oferece três linhas de pesquisa: Poéticas Contemporâneas, Epistemes Contemporâneas e Comunicação e Mediações Culturais.

  1. Poéticas Contemporâneas: Esta linha de pesquisa explora as mudanças na cultura e na arte nos últimos sessenta anos, observando novos modos de produção e inovação. O conceito de "poéticas" é entendido aqui como "criação" ou "formação", inspirado na ideia de autopoiésis, que descreve a capacidade dos seres vivos e das sociedades de se auto-criarem continuamente. As pesquisas nesta linha enfocarão os novos modos de criar arte e símbolos por indivíduos e grupos na sociedade contemporânea, com foco em práticas e pensamentos latino-americanos.

  2. Epistemes Contemporâneas: Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre a diversidade de propostas epistemológicas que surgiram desde o último quartel do século XIX. Ela considera novas lógicas, uma concepção alterada de verdade, a valorização de conceitos como mestiçagem e hibridização, e a ruptura das fronteiras disciplinares. Além disso, dá importância aos chamados "etno-saberes" e questiona a capacidade da racionalidade técnico-científica de resolver problemas do século XX.

  3. Comunicação e Mediações Culturais: Esta linha de pesquisa se concentra nas práticas sociais como mediadoras da produção de sentido e da vinculação social na contemporaneidade. Ela busca analisar a comunicação como meio e tema pertinentes aos estudos de cultura. O foco está nos modelos teóricos da cibercultura, da folkcomunicação e da visão ritual da comunicação, e em como eles entendem a comunicação na cultura contemporânea. Esta linha de pesquisa também considera como distintas práticas sociais e midiáticas estão transformando o campo teórico da Comunicação e da Cultura.

Também leve em consideração os criterios do programa para pontuação do projeto: • A exequibilidade do projeto (estruturação; coerência entre os objetivos previstos e o conteúdo a ser desenvolvido em termos teóricos e metodológicos) > 0 – 3,0 pontos; • O diálogo com as linhas de pesquisa do programa e a área de concentração do Programa > 0 – 1,0 ponto; • A aproximação com temas de pesquisa em andamento no PPG ECCO (vide Currículo Lattes dos docentes do programa) > 0 – 1,0 ponto; • A relevância do projeto: o candidato apresentou originalidade, trazendo contribuições teóricas e/ou aplicadas às problematizações > 0 – 2,0 pontos; • Clareza e organização interna. O candidato apresentou redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade, como bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas > 0 – 3,0 pontos.