Para quê serve a crença

Para quê serve a crença

criado em:


Os destaques do capítulo incluem:

  1. As funções das crenças: As crenças nos ajudam a fazer previsões, selecionar ações, entender os assuntos com mais detalhes, inspirar a criatividade, gerar respostas emocionais e podem ser autorrealizáveis.

  2. Pensamento rápido (Sistema 1) e pensamento lento (Sistema 2): O psicólogo Daniel Kahneman explica que nossas crenças podem afetar nossas ações por meio desses dois sistemas. O pensamento rápido se baseia em hábitos e experiências armazenadas, enquanto o pensamento lento envolve o uso deliberado de ferramentas analíticas e de raciocínio.

  3. Crenças científicas versus crenças não científicas: As crenças científicas envolvem uma hierarquia de explicações e são submetidas a testes e análises rigorosos, enquanto as crenças não científicas, como os mitos, não passam pelo mesmo escrutínio.

  4. Respostas emocionais e criativas: As crenças podem evocar respostas emocionais e criativas profundas, inspirar admiração e espanto e proporcionar valor de entretenimento. Elas também podem influenciar nossa autoconfiança e nosso sucesso.