o grande perdido
o grande perdido
criado em: 17:35 2023-02-04
Relacionado
- palavras-chave: #totalizante #pessoalidades #householder #geo #antiturismo
- notas:
- 0 - VAULT/1 NOTAS LITERAIS/INSIGHT PENSAMENTO E MEDITAÇÃO/Vipassana
- Overcoming Tourism - Hakim Bey - Hermetic Library
THE GREAT OFFLINE
-
**Título: O paradoxo da natureza selvagem
-
**Título: O mundo off-line e a natureza selvagem
-
**Título: A ilusão da verdadeira desconexão
-
**Título: O mito da natureza intocada
Pontos-chave:
- A ideia de natureza selvagem é uma invenção bastante moderna e foi solidificada em lei com a Wilderness Act de 1964.
- A ideia de natureza selvagem e o conceito de "desintoxicação digital" estão profundamente enredados, com ambas oferecendo mitologias de ahistoriedade e irresponsabilidade.
- A noção de "offline" é frequentemente enquadrada em termos da oposição binária entre o eu digital corrupto, conectado, por um lado, e o eu puro, selvagem, desconectado, por outro.
- A distribuição desigual da banda larga através da divisão urbana/rural tem aprofundado a associação entre o "offline" e o "selvagem".
- A realidade de orquestrar uma semana sem telas envolve tomar decisões sobre o que conta como uma "tela" e mudar a ênfase do que se está fazendo com a tela para a frequencia com que se olha para ela.
- Na pintura Wanderer Above a Sea of Fog, de Caspar David Friedrich, de 1818, um jovem está no centro do quadro, contemplando uma ampla vista dos picos de montanhas fumegantes.
- No século XIX, o turismo selvagem era uma indústria e as paisagens naturais eram um antídoto para as pressões sociais da vida urbana.
- As viagens ao deserto eram vistas como uma forma de experimentar a existência como o único homem na terra e de alcançar "o eu mais verdadeiro".
- Muitos escritores da natureza contemporânea defendem uma ruptura com o estilo de vida agitado e digital da vida urbana em favor de um período de exploração solitária na natureza, que muitas vezes é dito que leva a um crescimento pessoal profundo.
- As memórias de Robert McFarlane de 2007 The Wild Places mostra uma cegueira no contexto mais amplo de como a suposta "ahistoricidade" da natureza selvagem tem sido usada para justificar a apreensão colonial.
- O mito da natureza intocada leva a políticas mal orientadas que ameaçam as próprias qualidades que esperamos preservar e significa que menos recursos são direcionados para a limpeza de pátrias que já são consideradas "mimadas".
- As empresas de desintoxicação digital podem prometer ajudar as pessoas a se reconectarem com outros seres humanos, mas isto pode na verdade levar a uma sociedade mais isolada e desconectada, pois incentiva o isolamento auto-imposto.
- Os conceitos do "mundo off-line" e do "mundo selvagem" desmoronam quando se reconhece que, não importa quão longe se viaje, não há lugar, pessoa ou coisa na terra que não seja determinado por intrincadas teias de forças locais e globalizadas, sociais e ecológicas.
- A idéia da "selva" nos encurrala no pessimismo profundo e no mito da natureza intocada leva a políticas mal orientadas que ameaçam as próprias qualidades que esperamos preservar.
- Desistir de mega-narrativas como "o off-line" ou "a natureza selvagem" nos beira para um quadro muito mais rico e complexo, no qual os sistemas humanos, ecológicos e tecnológicos são mutuamente co-determinados.