o caligrama desfeito
o caligrama desfeito
criado em: 17:47 2022-08-31
Relacionado
- palavras-chave: #interessesdepesquisa #disserte
- notas:
- caligrama
- eis dois cachimbos
- dissertação index
- literatura ergódica
- Isto não é um cachimbo por VF
- episteme
- ESCRITA ONTEM, ESCRITA HOJE, ESCRITA AMANHÃ
- escritas da pandemia
- escrita anticapitalista
- sobre como alguem le
- BERT
caligrama: texto, geralmente poemas cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada amensagens do texto
Como se vê, a partir daqui a análise semiótica vai ficar mais funda, a começar por essa introdução de conceito, o caligrama.
O que eu entendi por caligrama é que ele é parodoxal e autoreferencial — paradoxal porque desafia a lógica da identidade tautologica — sendo ela mesma a tautologia, segundo F.
Isso porque ao passo que há a pintura de um evidente cachimbo, esta escrita na mesma pintura claramente que aquilo nao é um cachimbo; isso porque o que subjaz a pintura de Magritte, e nisso consite a tese a ser discutida ness capítulo, é que essa “essa operação é um caligrama sevcretamente constituído por magritte, em seguida desfeito com cuidado.” (p. 23).
por isso e por outras coisas que a leitura desse livro e na reflexão do que consistia minha pesquisa topei com o advento da IA como artista e compositora de produtos artísticos. midjourney e afins, como o gpt3, me levaram a relacionar a ideia de um caligrama oculto, talvez espectral, por tras do conceito de originalidade artistica.
Segundo ainda F. o caligrama tem a funcao de suprir o alfabeto, de reafirmar sem usar de retorica, de repetir a grafia e nisso manter cativo o sentido. Em suma, é uma tautologia — que em logica representa o principio de identidade. Sobre tautologia, ¶e famosa a posição de Wittgenstein, Ludwig: do que nao se pode falar deve-se calar — e nisso o positivismo lógico em muito se separa da filosofia continental. Porém, em termos práticos, podemos considerar o advento da IA como um caligrama para a originalidade humana — isso não é original, isso não é arte, isso não é um cachimbo.
Na arte feita por aprendizado de máquinas, ali também encontramos um processo de transformação sobrepostos — um programa que gastou uma quantidade enorme de energia e dinheiro para ler, copiar e armazenar as mais diversas formas de expressão artística disponíveis — e que fez o mesmo com a linguagem e que acaba por transformar esses naqueles — de forma tão convincente que certamente cria a noção de originalidade; mas uma engenharia reversa do midjourney mostra que era um caligrama o tempo todo.