menos infeliz

menos infeliz

criado em:

Conteúdo Relacionado


A busca da felicidade é uma jornada sem fim, e algumas das coisas que as pessoas acreditam que as farão felizes, como bons horários de sono, dietas, exercícios e nutrição, não necessariamente levam à felicidade, mas podem ajudar a reduzir a infelicidade. As emoções negativas são processadas no hemisfério oposto do cérebro em relação ao local em que são processadas as emoções positivas. Portanto, a felicidade não é a ausência da infelicidade, mas sim a sua redução. Com relação ao dilema da satisfação, as pessoas frequentemente acreditam que alcançar um determinado objetivo lhes trará a felicidade eterna. Entretanto, o sentimento é apenas temporário por causa da dopamina, um neuromodulador que incentiva as pessoas a perseguir e alcançar seus objetivos. Para alcançar a satisfação permanente, as pessoas devem tentar querer menos, em vez de querer mais continuamente. Portanto, a felicidade permanente é alcançada através de um equilíbrio entre o que as pessoas têm e o que elas querem.


"Sua verdadeira satisfação é tudo o que você tem dividido por todas as coisas que você quer"

Com isso sugere-se que seu nível de satisfação na vida não se baseia apenas no que você tem atualmente, mas também no que você quer. A equação é as coisas que você possui dividida pelas coisas que você quer.

Por exemplo, se você tem muitos bens, dinheiro ou relacionamentos, mas ainda tem um forte desejo por mais, seu nível de satisfação não será muito alto. Por outro lado, se você tem menos coisas mas não tem um forte desejo por mais, então seu nível de satisfação será mais alto.

Esta fórmula sugere que ao invés de nos esforçarmos constantemente por mais, devemos aprender a nos contentar com o que temos e reduzir nosso desejo por mais. Ao fazer isso, podemos aumentar nosso nível de satisfação e potencialmente alcançar uma maior sensação de felicidade em nossas vidas.