lições de um retiro longo de meditação VERSÃO ATUALIZADA
lições de um retiro longo de meditação VERSÃO ATUALIZADA
criado em:
- Ano, Mês e dia: 2023-06-30
- Hora: 16:13
- notas:
- eneagrama
- INTP T
- 0 - VAULT/1 NOTAS LITERAIS/INSIGHT PENSAMENTO E MEDITAÇÃO/Vipassana
- Resumo do retiro - chapada dos guimarães
- versão das lições no estilo de mccarthy
- tags: #totalizante #pessoalidades #householder #psique #filosofia
- Fontes & Links:
Principais eixos temáticos:
- Crescimento pessoal e autorrealização
- Mindfulness e meditação
- Gerenciamento de emoções
- Importância da autoaceitação
- O conceito de "verdadeiro eu"
- Iluminação e espiritualidade
- Não-apego e desapego
- Viver no momento presente
- Aceitação e tolerância à dor e ao desconforto
Lições importantes:
- Explorar o seu eu interior requer amor e bondade para consigo mesmo. Falar sobre quem ou o que você descobriu pode parecer uma quebra de convenções ou normas.
- O amadurecimento pessoal está relacionado à capacidade de suportar situações ou sentimentos incômodos e de ficar menos agitado ou obcecado por coisas sem importância.
- A identidade que você chama de sua deve ser controlada, abraçada e aceita por você; a culpa colocada em outro lugar não leva a nada.
- A capacidade de aceitar os efeitos de nossos pensamentos negativos é determinada em grande parte pelo reconhecimento de seu funcionamento interno.
- Optar por ser calmo ou paciente em meio a fortes impulsos e desejos representa uma habilidade valiosa quando se tenta permanecer enraizado em meio ao caos.
- O contentamento genuíno se enraíza na retidão moral, tratando a autocompreensão não questionada como fator-chave para sua manifestação.
Nota de rodapé:
Algumas lições deixadas de fora incluem a prática e o propósito da meditação e a relação entre desconforto e iluminação. Elas foram omitidas porque eram mais específicas à prática do budismo e à história de Sayadaw U Pandita, e eram menos aplicáveis universalmente do que as que foram incluídas. Por exemplo, as referências à meditação como "supressão espiritualizada", a alegação de que não é possível hackear a sabedoria da vida e as tendências problemáticas da meditação supressiva, embora importantes no contexto da prática budista, foram deixadas de fora devido ao ponto de vista secular desta versão condensada.