Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

criado em: 14:55 10-02-2023


A novela Lady Macbeth do distrito de Mtzensk, publicada em 1865, é considerada a obra-prima de Nikolai Leskov (1831-1895), escritor russo contemporâneo de Dostoiévski e Tolstói, tido como grande retratista dos costumes e da alma de seu povo. Nesta impressionante narrativa, o leitor acompanha a transformação de Catierina Lvovna, a jovem e entediada esposa de um velho comerciante, em uma cruel assassina.

Nikolai Leskov é um autor russo menos conhecido no público brasileiro, mas é um talentoso escritor do grandioso século XIX. Ao contrário de outros escritores da época, como Dostoiévski, Tolstói e Turguêniev, que costumavam incluir comentários políticos em suas obras literárias, Leskov utiliza sua obra para falar sobre a diversidade e riqueza do povo russo, que ele teve um contato próximo durante toda sua vida.

Em seu romance, há uma reinterpretação da personagem Lady Macbeth de Shakespeare, num diálogo típico da literatura, onde temas, personagens e histórias de diferentes lugares são retrabalhados dentro de uma outra cultura, resultando em obras diferentes das originais. É interessante notar as semelhanças e diferenças entre a Lady Macbeth de Leskov e a de Shakespeare, especialmente na crueldade implacável da primeira, que parece superar a original. No entanto, o mais interessante é ver como as atitudes cruel e violenta de Catierina Lvovna, a personagem principal, são uma resposta à forma como as mulheres eram tratadas na Rússia patriarcal da época. Suas ações decorrem da forma como era tratada pelo marido e sua família, onde a mulher era condenada ao tédio, à servidão, e era vista como propriedade e negada de amor. Isso leva à transformação da personagem em uma ativista que toma as primeiras atitudes, mas se torna obcecada e comete atos condenáveis sem remorsos.

A força da obra de Leskov está na sua narrativa magistral, que captura a linguagem da população que retrata, com seus trejeitos, erros e confusões, dando vivacidade à sua escrita quase cinematográfica. Sua personagem Catierina Lvovna também dá vislumbres das mulheres fatal que surgiriam em muitos filmes.

Embora curta, esta é uma obra bastante forte, original em seu contexto histórico, de narrativa viva, com temas macabros e pouco abordados na época, e que suscitam reflexões at