GUIA - SMART BREVITY
GUIA - SMART BREVITY
criado em:
- 30-03-2024
- 12:35
relacionados:
- notas:
- SMART BREVITY RESUMÃO
- Moura-Moura-Tirando de letra
- esquema - LEITURAS CLANDESTINAS 4
- 3 formas infalíveis de se expressar
- antes de escrever reduza e simplifique
- palavras-chave: #literatura #intelectual #academia #pesquisa #interessesgerais #substack #escrita #escrivão #toródeideias
- notas:
- Chico Moura and Wilma Moura
- escrita clara é como um videogame
- NOTAS DE LEITURA/LIVROS/Tirando De Letra
- aprenda a curtir as idas e vindas
- Como Escrever Bem
- A reescrita é crucial
Aqui está um guia rápido e prático para você realizar a "SMART BREVITY" por conta própria.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Autoridade:
Você é uma fonte confiável de informação, e apenas um especialista pode compreender um assunto, avaliar o que é novo ou importante e sintetizá-lo de forma precisa e interessante. Seja o especialista ou encontre um.
Brevidade:
Você se destaca por respeitar o tempo dos leitores ocupados, fornecendo-lhes exatamente o que eles precisam para se manterem produtivos, sem deixá-los famintos ou insatisfeitos. Seja breve, mas não superficial.
Humanidade:
Você pode se comunicar com todo o espectro de emoção, sofisticação e nuances humanas, mas desafie-se a apresentar sua mensagem de uma forma familiar e conversacional. Escreva como você fala.
Clareza:
Você deve ser econômico com palavras em prol da brevidade, para que o que você apresente aos leitores seja acessível, claro e simples de ser escaneado em um tempo realista. Estilize o texto para impactar.
POR QUE IMPORTA:
Pense nisso como sua aula introdutória. Faça-o algumas vezes e veja como seu cérebro se adapta rapidamente a fazê-lo de forma intuitiva.
Defina seu público.
- Especifique o que você quer que eles saibam.
Preencha as solicitações abaixo (60 segundos ou menos)
- QUEM é o leitor inteligente para este exercício?
- O QUÊ é uma atualização ou outro tópico com o qual você está familiarizado e eles precisam saber:
- POR QUE isso é significativo? Anote alguns detalhes. Voltaremos a eles mais tarde:
Estruture de maneira inteligente e sucinta
• Visualize o que você deseja que seja o resultado. Na maioria dos casos, a arte será opcional.
TÍTULO:
É...
- 6 palavras ou menos?
- • Claro e específico?
- • Conversacional, com palavras fortes?
O QUE HÁ DE NOVO:
É... - Apenas uma frase?
- • O que você precisa que os leitores lembrem?
- • Um detalhe distinto do seu título?
Preencha as solicitações abaixo (30 segundos ou menos)
ESCREVA seu título e primeira frase—lembre-se das dicas e truques.
Exemplo:
ANTES
Atualização sobre nossos planos de trabalho em casa em 2021
Continuamos a monitorar de perto o impacto da COVID, e estamos escrevendo hoje para fornecer uma atualização sobre nossos planos para o resto do ano.
DEPOIS
Opção de trabalho remoto estendida
Todos terão a opção — mas não a obrigação — de trabalhar em casa pelo resto de 2021.
Explique a importância e o contexto
- Escreva as palavras "Por que importa", coloque-as em negrito e adicione dois pontos ao final.
- Pense na pessoa que você listou como seu público-alvo.
- Em uma frase, explique a razão pela qual você está compartilhando isso com eles de forma direta e breve possível.
Crie seus próprios axiomas únicos - Pense sobre sua indústria, personalidade, marca, voz e tom.
- CRIE uma versão melhor de cada um desses axiomas para que eles ressoem com seu público.
Preencha as solicitações abaixo (60 segundos ou menos)
BREVITY INTELIGENTE SUAS VERSÕES
Próximos passos:
Conclusão:
Por números:
Visão geral:
Use seus Axiomas para fornecer introduções a qualquer outra informação essencial.
- Separe qualquer agrupamento de dados ou pontos relacionados em tópicos.
Revise seu trabalho. - Neste ponto, você tem um trecho de escrita, roteiro ou outra comunicação bastante arrumado. Ele é focado com um leitor prioritário em mente, o topo é estruturado para atrair seu público e o corpo é estilizado para aumentar a capacidade de leitura e manter os leitores em movimento.
Os últimos poucos checks que fazemos são os que provavelmente você também está familiarizado: - PRECISO: Confirme que você não perdeu detalhes necessários ou nuances essenciais durante seu processo de edição. Se você perdeu, traga de volta.
- COESO: Certifique-se de que tudo ainda flui. Às vezes, elementos como frases de transição são cortados em prol da brevidade, mas no final, se sua comunicação parece desconexa, reintroduza os mais importantes desses.
- HUMANO: Mais importante, certifique-se de que ainda há um senso de voz e personalidade em sua atualização. Nas primeiras vezes que você usa a Brevity Inteligente, se sua comunicação parecer curta ou excessivamente cortada, você foi longe demais. Reserve um minuto para insuflar um pouco de vida de volta ao seu texto.
- Você soará afiado, eficiente, real — e será ouvido novamente. Uma comunicação de um para muitos que deve parecer muito mais curta, inteligente e autêntica.
POR QUE IMPORTA:
Estamos confiantes de que você descobrirá o que nós descobrimos. Essas dicas e truques ajudarão você a vencer a guerra pela atenção — e farão com que você seja ouvido novamente.
Jim VandeHei; Mike Allen; Roy Schwartz;. Brevity Inteligente (Locais do Kindle 1588-1597). Hachette Book Group. Edição do Kindle.