glossário programação
glossário programação
criado em:
- Ano, Mês e dia: 2023-03-17
- Hora: 10:19
Conteúdo Relacionado
- notas: linguagem discutidas quais não são open source
- 10 linguagens de programação mais usadas no mundo e porquê
#programando #criatividade #filosofia #tecnologia
Pode fazer um glossário para termos como alto nivel, interpretação de objetos e orientação a objetos
E outros para melhor comprensão de quem não é da área?
Claro, aqui está um glossário com alguns termos comuns na área de programação e suas definições:
-
Linguagem de programação de alto nível: uma linguagem de programação que é projetada para ser mais fácil de ler e escrever, em comparação com linguagens de programação de baixo nível. Linguagens de programação de alto nível são geralmente mais abstratas e fornecem recursos que simplificam o processo de desenvolvimento de software.
-
Interpretação de objetos: um método de execução de código em que um programa é executado linha por linha, com cada linha de código sendo interpretada por um programa intermediário. Cada objeto é interpretado e executado em tempo real, em vez de ser compilado em código executável.
-
Orientação a objetos: um paradigma de programação que se baseia na organização do software em objetos, que são estruturas de dados que possuem atributos e métodos. Essa abordagem de programação permite uma maior modularidade e reutilização de código, e é amplamente utilizada em linguagens de programação modernas.
-
Compilador: um programa que traduz o código-fonte escrito em uma linguagem de programação para código executável, que pode ser executado em um computador. O compilador verifica o código-fonte em busca de erros de sintaxe e semântica e o traduz em uma linguagem de máquina que o computador pode entender.
-
Depuração: o processo de encontrar e corrigir erros em um programa. A depuração é realizada por meio da análise do código-fonte e da execução do programa em um ambiente de depuração, onde é possível inspecionar variáveis, executar o código linha por linha e verificar o estado do programa.
-
Variável: uma posição na memória do computador que armazena um valor. As variáveis são usadas para armazenar dados e valores que podem ser usados em um programa.
-
Loop: uma estrutura de controle de fluxo que permite que um programa execute uma seção de código repetidamente enquanto uma determinada condição for verdadeira. Existem vários tipos de loops em programação, incluindo loops for, while e do-while.
-
Função: uma seção de código que é projetada para realizar uma tarefa específica. As funções geralmente recebem argumentos de entrada e retornam um valor de saída.
-
Biblioteca: um conjunto de funções e recursos que podem ser usados em um programa para realizar uma variedade de tarefas. As bibliotecas são frequentemente usadas para simplificar o processo de desenvolvimento de software e reduzir a quantidade de código que precisa ser escrito.
Espero que isso ajude a esclarecer alguns dos termos comuns na área de programação!