ESCRITA ONTEM, ESCRITA HOJE, ESCRITA AMANHÃ

Escrita

criado em: 22:39 2022-08-24

Relacionado

notas sobre escrita

A escrita nos afeta de várias maneiras, nos traz temores e carrega amores. Escrever sobre escrever já é um temor. Na vida acadêmica a escrita é um processo de aproximação ou distanciamento de um objeto no qual se pretende analisar.

Quando falamos na dificuldade da escrita, na “quase” paralisação ou paralisação total da mesma, Becker (2015, p. 171) fala de estudantes de pós-graduação que paralisaram suas teses e aqueles que tem dificuldades de colocar seus artigos em formas publicáveis, porém, ao se julgar moralista e ansioso, diz não contribuir para essa superação, até porque seria interessante uma fala sobre organização social para entender o papel da escrita no mundo acadêmico.

Becker (2015, p. 178) aponta outro olhar para a pesquisa, um olhar calvinista, que pode derivar da formação escolar em que o professor acha que devemos nos esforçar para escrever, dedicando muitas horas de trabalho, sentados à mesa, sofrendo sem conseguir escrever, isso não funciona.

O mesmo autor fala sobre as “descrições clássicas dos problemas de redação [que] costumam incluir uma comovente descrição da folha em branco suplicando tinta, enquanto o autor diante dela fica paralisado de ansiedade. Todas as palavras parecem erradas. E não só erradas, mas também perigosas.” (BECKER, 2015, p. 179).

As dificuldades com a escrita existem de fato e uma grande questão se levanta: e se não conseguirmos escrever? Becker desabafa seus sintomas, clássicos de uma ansiedade, ao iniciar a escrita de um artigo: “tonturas, peso na boca do estômago, calafrios, às vezes até suores frios.” (BECKER, 2015, p. 181).

Contudo, Becker levanta uma reflexão sobre como resolver esse problema e recorre a especialistas que aconselham: “relaxe e faça”. Becker diz que não conseguiremos vencer o medo se não fizermos a coisa que nos atemoriza e só então descobriremos que não era tão perigosa quanto imaginávamos, assim venceremos nossos medos paralisantes.

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Trad. Denise Bottmann; revisão técnica Karina Kuschnir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.