Content, por Kate Eichorn
Kate Eichorn - Content
criado em: 16:06 2022-10-17
Relacionado
- palavras-chave: #disserte #internet #interessesdepesquisa #academia #pesquisa #internet #massacritica #framework #meta #episteme #mestredeculturacontemporanea
- notas permanentes:
- notas de dissertação:
- notas de literatura:
- dissertação index
- World Wide Web
- its the content killing the culture - wisecrack edition
- o meio é a mensagem
- globalização cultural
- NOTAS DE LEITURA/LIVROS/Hiperculturalidade
- Indústria Cultural
- Bordieu, Pierre
- Indústria Cultural
- FAROFA DA GKAY
- A ascensão da indústria de conteúdo
- A revolução das máquinas de conteúdo
- história da ascensão da IC
- Lyotard, Jean-François
Uma introdução concisa ao conteúdo e à indústria de conteúdo, desde o início da Internet até o ovo Instagram.
Desde o momento em que saímos da cama para verificar as atualizações durante a noite até nossos últimos posts, gostos e visualizações do dia anterior, estamos consumindo e produzindo conteúdo. Mas o que significa mesmo o termo "conteúdo"? Quando ele se tornou ubíquo? E a que custo? Neste volume da série MIT Press Essential Knowledge, Kate Eichhorn oferece uma introdução concisa ao conteúdo e à indústria de conteúdo, examinando os efeitos de longo alcance que o conteúdo tem sobre a cultura, a política e o trabalho na era digital. Eichhorn traça a evolução de nossa compreensão atual do conteúdo desde a Internet primitiva até o atual meio de comunicação social. O exemplo quintessencial de conteúdo, diz ela, é o ovo Instagram - uma imagem que não transmitia nenhuma informação ou conhecimento e que circulava simplesmente por causa da circulação. Eichhorn explora o que diferencia o conteúdo gerado pelo usuário do conteúdo produzido por trabalhadores compensados (embora muitas vezes não recompensados); examina como os campos da arte e literatura ao jornalismo e à política resistiram ao crescimento da indústria de conteúdo; e investiga a crescente importância do "capital de conteúdo" dos artistas - a capacidade dos artistas, escritores e intérpretes de produzir conteúdo não sobre seu trabalho, mas sobre seu status como artistas.
Review do livro por Robert Diab (link)
O livro de Kate Eichhorn, "The Content Machine": Towards a Theory of Digital Media" examina porque o termo "conteúdo" veio a ser usado para todas as formas de produção cultural por volta da virada do milênio. Eichhorn analisa a história da digitalização da mídia e o aumento da largura de banda e das velocidades de conexão que levaram à explosão do conteúdo gerado pelo usuário e ao surgimento de plataformas de mídia social. Ela argumenta que o conceito de "conteúdo" marca uma mudança da ênfase na natureza de uma obra para a extensão de sua circulação, com ênfase na viralidade e no valor no fluxo agregado de dados e não no significado da obra em si. O livro também explora o impacto do conteúdo sobre a indústria cultural, o jornalismo e a política.
Em seu livro, "The Content Machine", Kate Eichhorn argumenta que o conceito de "conteúdo" marca uma mudança na forma como entendemos e valorizamos a produção cultural. Antes do surgimento da mídia digital, o foco era a natureza de uma obra, seu valor artístico ou cultural, e o significado que ela transmitia ao espectador ou leitor individual. Entretanto, com o surgimento das mídias digitais, a ênfase se deslocou para a extensão da circulação ou distribuição. O valor de um conteúdo é agora muitas vezes determinado pelo número de pessoas que o vêem, pela freqüência com que ele é compartilhado e por quantos gostos ou pontos de vista ele recebe. Isto é melhor exemplificado pelo fenômeno da "viralidade", onde um conteúdo, independentemente de seu valor artístico ou cultural, se torna amplamente difundido por causa de sua popularidade.
Além disso, Eichhorn argumenta que com o crescimento da mídia digital, o valor do conteúdo é cada vez mais determinado por sua contribuição para o fluxo agregado de dados em plataformas e em bancos de dados, onde os algoritmos podem moldá-los e explorá-los. É aqui que o significado do trabalho é menos importante do que os dados que ele gera, e como ele pode ser usado para atingir e influenciar o público. Desta forma, o conceito de "conteúdo" marca uma mudança da ênfase na natureza de um trabalho para a extensão de sua circulação, com ênfase na viralidade e no valor no fluxo agregado de dados, em vez do significado do trabalho em si.
ainda:
-
O livro é chamado "A Armadilha do Conteúdo": Um Guia Estrategista para a Mudança Digital".
-
O autor é Kate Eichhorn
-
O livro é sobre o conceito de "conteúdo" e suas implicações para a cultura, a sociedade e a política
-
O livro é parte de um corpo de bolsas de estudo sobre a questão da abundância na mídia digital
-
A web nasce em meados da década de 1990
-
Largura de banda e velocidades de conexão aumentam gradualmente
-
O conteúdo do usuário explode ao redor da virada do milênio
-
As plataformas de mídia social emergem
-
O programa AdSense do Google leva ao surgimento de fazendas de conteúdo
-
O ciclo de notícias fica mais curto
-
O insight central de Eichhorn é que a prevalência da mídia digital levou à adoção do conceito de "conteúdo", pois deslocou a ênfase da natureza do que está contido em uma obra para a extensão de sua circulação.
-
O "exemplo quintessencial" desta mudança é o "ovo Instagram", uma simples representação fotográfica de um ovo que se tornou viral em 2019, reunindo cerca de 50 milhões de likes.
-
O fato de que um texto ou foto sem sentido poderia tornar-se viral é o epítome da prioridade na mídia digital de circulação sobre a significação ou significado.
-
Eichhorn recorre a dois corpos de teoria para dar contexto à transição marcada pelo conceito de conteúdo: um é a discussão do impacto da informatização no conhecimento em The Postmodern Condition, de Jean-François Lyotard, e o outro é a crítica de Theodor Adorno e Max Horkheimer em "The Culture Industry" à erosão no início do século 20 da cultura americana de distinções entre alto e baixo, cultura e publicidade, e de uma certa "monotonia" na arte em função da "sucessão automatizada de operações padronizadas".
-
Lyotard previu a primazia da circulação na era do conteúdo ao observar que "o conhecimento é e será produzido para ser vendido, é e será consumido para ser valorizado em uma nova produção: em ambos os casos, o objetivo é a troca" (p. 17).
-
Ele antecipou o valor da produção artística ou cultural on-line que consiste menos no uso imediato de textos ou artefatos - o que eles significam para os usuários individuais - e mais no fluxo agregado ou maior de dados para os quais eles contribuem, em plataformas ou em bancos de dados onde os algoritmos podem moldá-los e explorá-los.
-
Adorno e a crítica de Horkheimer em "A Indústria da Cultura" argumenta que as distinções entre alto e baixo, cultura e publicidade corroeram no início da cultura americana do século 20, e que uma certa "monotonia" na arte é uma função da "sucessão automatizada de operações padronizadas" (p. 16).
-
O surgimento do conteúdo transformou grande parte da cultura que consumimos on-line.
-
Os capítulos sobre as fazendas de conteúdo e os fenômenos de automação de conteúdo lançam luz sobre o impulso para a aceleração da produção de conteúdo e sobre seus possíveis limites.
-
Outro capítulo examina o impacto do conteúdo no jornalismo e na política, observando, entre outras tendências, a crescente influência do comércio na imprensa, o surgimento de "desertos noticiosos" ou o fim da mídia local, e a "monetização do conteúdo político" (p. 117).
-
O capítulo mais interessante é um chamado Content Capital
-
Eichhorn cunha o termo "capital de conteúdo" baseado na idéia de capital cultural de Pierre Bourdieu.
-
No Campo da Produção Cultural, Bordieu descreveu o campo artístico como um "local de lutas" no qual escritores, atores e pintores buscam o reconhecimento como verdadeiros artistas de figuras autoritárias - editores, diretores, curadores - que possuem o poder de conferir isso.
-
Para Bourdieu, quanto mais realizada uma pessoa é nas artes, mais capital cultural ela possui, mais efetivamente ela pode se engajar em "tomadas de posição" ou conferências de reconhecimento ou não reconhecimento a outras figuras, que estruturam o campo cultural.
-
Na era do criador de conteúdo - que pode escrever, filmar ou gravar seu próprio trabalho e também publicar ou distribuir diretamente para grandes públicos, o que importa mais do que o capital cultural - a aprovação dos guardiões da elite - é o tamanho do que se segue, o grau de poder de se colocar conteúdo em ampla circulação: o "capital de conteúdo".
-
O conceito de capital de conteúdo fornece a Eichhorn o contexto para uma série de reivindicações provocativas sobre as implicações desta nova forma de poder cultural no campo mais amplo da produção cultural.
-
Distinções entre formas de conteúdo estão se rompendo, já que a ênfase está cada vez mais na produção e colocação de conteúdo em circulação.
-
Está se tornando menos importante que tipo de criador acontece com uma pessoa - escritor, cineasta, podcaster - desde que ela produza ativamente.
-
A linha entre profissional e amador está se esbatendo e a importância das "formas tradicionais de recepção crítica" está diminuindo (p. 97).
-
As suas afirmações aqui podem ser debatidas, mas é claro que Content oferece ampla visão de uma tendência profunda e transformadora na cultura e na sociedade.
PS. para aprofundar mais o autor recomenda Jay David Bolter’s The Digital Plenitude: The Decline of Elite Culture and the Rise of New Media (2019) e Jodi Dean’s Blog Theory: Feedback and Capture in the Circuits of Drive (2010).