A NEGAÇÃO DA MORTE - BECKER

A NEGAÇÃO DA MORTE - BECKER

criado em:

relacionados:


Nota 1 - A Natureza Humana e o Heroico

O conceito de heroísmo - para Becker é uma verdade vital que orienta a humanidade. A mente popular e filósofos de todas as épocas reconhecem a importância do heroísmo, que é visto como nossa principal tarefa neste planeta. O desenvolvimento da ciência social e psicologia tem detalhado e esclarecido o problema do heroísmo humano.

Tópicos Relacionados: Significado do heroísmo, Influência do heroísmo na vida humana, Papel do heroísmo na ciência social e psicologia.

Nota 2 - Narcisismo como Chave para Entender o Heroísmo

O narcisismo é uma das ideias fundamentais para entender a busca do homem pelo heroísmo. Cada um de nós repete a tragédia do mítico Narciso grego, estando irremediavelmente absorvido em si mesmo. Este narcisismo é o que mantém os homens avançando em face do perigo, mesmo em situações de vida ou morte.

Tópicos Relacionados: Narcisismo, Interpretação Freudiana do Narcisismo, Relação entre Narcisismo e Heroísmo.

Nota 3 - O Heroísmo como Necessidade Evolutiva e Organísmica

O desejo de ser um herói é natural e honesto. A necessidade de heroísmo é tão profunda na constituição evolutiva e organismica do homem que é expressa abertamente na infância, onde a luta pela autoestima é menos disfarçada.

Tópicos Relacionados: Heroísmo na infância, Autoestima e Heroísmo, Evolução do Heroísmo.

Nota 4 - A Crise do Heroísmo Moderno

A crise da sociedade moderna é que a juventude não se sente mais heroica no plano de ação que a cultura estabeleceu. Eles não acreditam que seja empiricamente verdadeiro para os problemas de suas vidas e tempos. Estamos vivendo uma crise de heroísmo que se estende a todos os aspectos da nossa vida social.

Tópicos Relacionados: Crise do Heroísmo, Desafios da Juventude Moderna, Impacto da Crise do Heroísmo na Sociedade.

Nota 5 - Sociedade como um Sistema de Heróis

A sociedade é e sempre foi um sistema de ação simbólica, uma estrutura de status e papéis, costumes e regras de comportamento, projetada para servir como um veículo para o heroísmo terrestre. Cada cultura tem um sistema de heróis diferente. Independente de ser mágico, religioso, primitivo ou secular, científico e civilizado, é ainda um sistema de heróis míticos.

Tópicos Relacionados: Sociedade e Heroísmo, Sistema de Heróis, Impacto dos Sistemas de Heróis na Cultura.

Nota 6 - A Religião e a Crise do Heroísmo

A crise do heroísmo reflete também na crise da religião organizada. A religião não é mais válida como um sistema de heróis, e por isso a juventude a despreza. Se a cultura tradicional é desacreditada como heroica, a igreja que apoia essa cultura automaticamente se desacredita.

Tópicos Relacionados: Crise da Religião, Impacto do Heroísmo na Religião, Juventude e Religião.

Nota 7 - A Necessidade de Autoconsciência do Heroísmo

A questão mais importante que o homem pode se fazer é: quão consciente ele está do que está fazendo para ganhar seu sentimento de heroísmo? A constante luta pelo heroísmo é o que faz as pessoas se consumirem; na maioria das pessoas, é disfarçado enquanto seguem os papéis que a sociedade fornece para o heroísmo.

Tópicos Relacionados: Autoconsciência e Heroísmo, Consequências da Falta de Autoconsciência do Heroísmo, Papéis Sociais e Heroísmo.

Nota 8 - Avaliando a Autenticidade do Sistema Heroico Cultural

A questão crucial da vida humana é quão empiricamente verdadeiro é o sistema heroico cultural que sustenta e impulsiona os homens. O homem é capaz de generosidade e auto-sacrifício, mas ele precisa sentir e acreditar que o que ele está fazendo é verdadeiramente heroico, atemporal e supremamente significativo.

Tópicos Relacionados: Sistema Heroico Cultural, Autenticidade do Heroísmo, Significado e Valor do Heroísmo.