ESPETACULARIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO
ESPETACULARIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO
criado em:
- 26-09-2023
- 17:56
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- ESPETACULARIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO - o ser pioneiro
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introdução
Nota 1: Acelerado crescimento do agronegócio desperta interesse de grupos empresariais
- O crescimento do agronegócio na segunda metade da década de 1990 despertou o interesse de grupos empresariais.
- Diversos canais de televisão e eventos foram criados para fornecer informações do setor ao produtor rural.
- O patrocínio das escolas de samba por cidades e empresas ligadas ao agronegócio também se tornou comum.
Questões Relacionadas: Como o crescimento do agronegócio influenciou o interesse de grupos empresariais? Quais foram as principais estratégias utilizadas para promover o setor?
Nota 2: O papel da promoção da cidade na reprodução do capital
- A promoção da cidade tornou-se uma estratégia para atrair investimentos municipais.
- A gestão pública busca alianças políticas para impulsionar a circulação do capital.
- A competição interurbana é baseada no empresariamento das gestões das prefeituras.
Questões Relacionadas: Como a promoção da cidade está relacionada à reprodução do capital? Quais são as estratégias utilizadas pela gestão pública para atrair investimentos? Como a competição interurbana influencia as políticas municipais?
Nota 3: O city marketing e as alianças do empresariamento urbano
- O city marketing e as alianças do empresariamento urbano são estratégias utilizadas para mercantilizar as cidades.
- A pesquisa busca entender a lógica da produção espacial acelerada nas cidades do norte mato-grossense.
- As alianças entre os grandes empresários do agronegócio e a política institucional local são frequentes.
Questões Relacionadas: Como o city marketing e as alianças do empresariamento urbano são usados para mercantilizar as cidades? Quais são as características da produção espacial nas cidades do norte mato-grossense? Como as alianças entre empresários do agronegócio e a política local afetam as cidades?
Nota 4: O papel dos agentes políticos e econômicos na reestruturação do espaço
- Os agentes políticos e econômicos determinam a reestruturação do espaço para atender aos interesses do agronegócio e das grandes empresas.
- A pesquisa busca entender as ideologias e representações produzidas pelos agentes hegemônicos.
- As fontes utilizadas incluem trabalhos de campo, entrevistas e documentos oficiais.
Questões Relacionadas: Como os agentes políticos e econômicos influenciam a reestruturação do espaço? Quais são as ideologias e representações produzidas pelos agentes hegemônicos? Quais são as principais fontes utilizadas na pesquisa?
Nota 5: A construção do empresariado político do agronegócio em Lucas do Rio Verde
- O primeiro capítulo aborda a formação do município de Lucas do Rio Verde e a construção do empresariado político do agronegócio na região.
- A administração pública é gerida como uma empresa, com a ideia de que um "bom empresário será um bom prefeito".
- Diversas estratégias são realizadas para destacar a cidade no cenário brasileiro e mundial.
Questões Relacionadas: Como foi construído o empresariado político do agronegócio em Lucas do Rio Verde? Como a administração pública é gerida como uma empresa? Quais são as estratégias utilizadas para destacar a cidade no cenário nacional e internacional?
Nota 6: A materialização do projeto de cidade espetacularizada e empresarial
- O capítulo 3 discute como se materializa no urbano o projeto de cidade espetacularizada e empresarial.
- São discutidas as máscaras da gestão empresarial e moderna, que se baseiam em relações arcaicas e conflituosas.
- As cidades do agronegócio apresentam contrastes entre os interesses políticos e empresariais e a exclusão social.
Questões Relacionadas: Como se materializa no urbano o projeto de cidade espetacularizada e empresarial? Quais são as máscaras da gestão empresarial e moderna? Quais são os contrastes presentes nas cidades do agronegócio?