ARLR - Vale Itajaí

ARLR - Vale Itajaí

Santa Catarina

criado em:

relacionados:


capa


Insight 1: A região do Vale do Itajaí é composta pelas microrregiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul e Ituporanga, e foi formada principalmente pela presença de imigrantes alemães, italianos e eslavos.

Insight 2: O assentamento dos imigrantes no Vale do Itajaí seguiu um padrão semelhante ao das colônias da serra gaúcha, com pequenas propriedades agrícolas estendidas ao longo de linhas. A produção agrícola visava a sustentação das famílias, que dividiam as tarefas domésticas, agrícolas e de criação de animais.

Insight 3: A presença de artesãos entre os imigrantes e a inexistência de um mercado para obter produtos necessários levaram muitos colonos a fabricarem seus próprios utensílios, como velas, móveis e peças para montaria e carroças. Isso contribuiu para o posterior desenvolvimento industrial da região.

Insight 4: O quadro natural do Vale do Itajaí, com terrenos acidentados e densa vegetação de Mata Atlântica, fez com que a região não despertasse interesse dos luso-brasileiros. Isso resultou no assentamento e isolamento dos imigrantes, que por muito tempo falavam pouco ou nada o português e mantinham uma relativa separação dos demais habitantes.

Insight 5: A presença dos imigrantes no Vale do Itajaí teve impacto significativo no processo de industrialização da região, com indústrias como a Hering sendo criadas para suprir as necessidades dos imigrantes alemães e seus descendentes.

Insight 6: A literatura sobre o Vale do Itajaí é escassa devido ao fato de que a região teve ocupação permanente há menos de 200 anos e os colonos alemães viveram isolados das demais comunidades. No entanto, os romances "Verde Vale" e "No Tempo das Tangerinas" de Urda Alice Klueger retratam o processo de adaptação dos imigrantes alemães ao Vale do Itajaí, desde sua chegada até o período da Segunda Guerra Mundial.