ARLR - PREFACIO

ARLR - PREFACIO

criado em:

relacionados:


capa

1: O Brasil é uma unidade territorial diversificada, com várias formações culturais de alcance geográfico inferior à sua totalidade, mas com grande produção simbólica.

2: O debate sobre regionalismo e identidade regional no Brasil tem sido discutido desde o século XIX, com autores como José de Alencar, Franklin Távora, Gilberto Freyre e Mário de Andrade.

3: Gilberto Freyre e Mário de Andrade tinham visões divergentes sobre a modernização do Brasil. Freyre defendia uma solução de compromisso entre as marcas regionais e a modernização acelerada, enquanto Andrade saudava a modernização, mesmo que ambiguamente.

5: A Guerra Fria e a globalização redesenharam as posições relativas dos países e influenciaram as perspectivas sobre as regiões no Brasil.

6: As regiões no Brasil continuam sendo um âmbito cultural, um cenário de vida e um local de pertencimento, que nasce de uma combinação de fatores naturais e construídos.

7: A literatura produzida em regiões não-hegemônicas do Brasil tem alcançado níveis indesmentíveis de qualidade e oferece uma autocompreensão autônoma e independente, muitas vezes em contraste com a produção literária do Rio de Janeiro e São Paulo.

8: O Rio Grande do Sul é um caso característico de formação cultural com uma tradição literária autônoma, que se desenvolveu em contraponto à autocompreensão do Rio de Janeiro e São Paulo.

9: A região das Colônias no Rio Grande do Sul e o Vale do Itajaí em Santa Catarina são regiões que receberam imigrantes de língua alemã e italiana, respectivamente, e trazem elementos sociais e culturais específicos que são refletidos na literatura.

10: O Norte do Paraná é uma região mais jovem, marcada pela ocupação frenética e pela força da colonização, e sua literatura é mais recente.


Questões Relacionadas: