ARLR - Paraná

ARLR - Paraná

criado em:

relacionados:


capa


Insight 1: A região Norte do Paraná se caracteriza pelo rápido e recente processo de ocupação do território, a partir dos anos 30 do século XX, e pela pluralidade étnica de seus pioneiros, principalmente imigrantes alemães, italianos e eslavos.

Insight 2: A região atraiu imigrantes de diferentes partes do mundo devido à ocorrência de terras de terra roxa, que eram férteis e ideais para a produção agrícola, principalmente do café.

Insight 3: A colonização do Norte do Paraná foi realizada por companhias estrangeiras, especialmente de capital inglês, que promoveram a vinda de colonos estrangeiros, como poloneses, ucranianos, alemães, japoneses e italianos.

Insight 4: A região foi dividida em três mesorregiões: Norte Pioneiro, Norte Central e Noroeste Paranaense, também conhecidas como Norte Velho, Norte Novo e Norte Novíssimo, respectivamente.

Insight 5: A ocupação do Norte Central e do Noroeste Paranaense ocorreu de forma acelerada, com rápido crescimento demográfico e urbanização. No entanto, a mecanização agrícola e a crise na economia cafeeira causaram o desemprego da mão-de-obra rural e a perda populacional da região.

Insight 6: O romancista Domingos Pellegrini retrata a formação e transformação de Londrina, centro irradiador do processo de ocupação do Norte do Paraná, no romance "Terra Vermelha". A obra aborda a saga de um casal de migrantes e as relações sociais e de amizade estabelecidas ao longo de suas vidas.

Insight 7: O processo de ocupação do Norte do Paraná resultou em transformações socioeconômicas, ambientais e culturais, como a favelização das cidades, problemas ambientais decorrentes da rápida urbanização e a formação de uma sociedade multiétnica.