ARLR - int

ARLR - int

criado em:

relacionados:


capa


1: O Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras busca identificar e mapear regiões com base em obras da literatura nacional, destacando a importância da identidade como ponto central para a individualização dos diferentes segmentos territoriais.

2: A regionalização é um instrumento importante de conhecimento e intervenção no território, sendo relevante para órgãos de planejamento e administração do Estado em todas as esferas de poder.

3: O IBGE é uma instituição estratégica para o exercício da cidadania, pois identifica os limites regionais que são suporte para ações do Estado e base territorial para produção e disseminação de informações sobre população e território.

4: As regionalizações propostas pelo IBGE são baseadas nos limites da divisão político-administrativa da federação, mas reconhecem que a identidade de um segmento do território não é condicionada apenas por esses limites.

5: A identidade é um elemento central na construção da cidadania, e a visibilidade dessa identidade no contexto nacional é uma atribuição relevante do IBGE, que utiliza obras da literatura nacional para identificar e mapear as regiões brasileiras.

6: O Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras visa facilitar a incorporação da literatura no ensino da Geografia e outras disciplinas das Humanidades, além de ser importante para a identificação de novos recortes territoriais e para a proposição e avaliação de políticas públicas e programas de governo.

7: A opção pela literatura, especialmente o romance, como instrumento de regionalização é devido à diversidade, qualidade e riqueza das obras nacionais, que revelam as diversas identidades nacionais e contribuem para a compreensão dos processos socioespaciais.