ARLR - Cap 1

ARLR - Cap 1

criado em:

relacionados:


capa

1: A literatura é considerada um sistema à parte, com suas próprias características e dinâmicas, que pode ser utilizado como instrumento para conhecer o mundo e a realidade.

2: A literatura reflete e é influenciada pelos contextos socioespaciais em que está inserida, sendo um produto artístico destinado a agradar e comover, com compromisso maior com a fantasia do que com a realidade.

3: A ambientação na literatura, que envolve elementos físicos e sociais, desempenha um papel importante na trama romanesca, permitindo uma percepção do espaço e da região em que a história se passa.

4: A descrição física do ambiente na obra literária pode funcionar apenas como uma moldura ou pano de fundo dos acontecimentos, sem contribuir para a compreensão da trama.

5: O espaço social, que envolve condições sociais, políticas e econômicas, pode ser um elemento fundamental na composição do enredo e na revelação de uma região.

6: A percepção do espaço na literatura não se limita à descrição física, mas inclui as relações estabelecidas entre diferentes espaços presentes na trama e a dinâmica social subjacente.

7: A análise do papel atribuído ao espaço na trama romanesca pode contribuir para a compreensão dos processos de construção, permanência e decadência de uma região.

8: Nem todas as obras literárias que descrevem um quadro natural contribuem para a compreensão do quadro regional dentro de uma perspectiva geográfica, pois é necessário considerar outros elementos que interagem na formação de uma região.

9: O entendimento do espaço na ficção romanesca pode ser um instrumento eficiente e valioso para a compreensão dos processos geográficos que atuam na construção de uma região.

10: Mesmo em obras em que as localidades são fictícias, é possível utilizar elementos presentes na trama para identificar regiões previamente definidas pela Geografia.