álcool e drogas nao te fazem mais criativo

álcool e drogas nao te fazem mais criativo

criado em:

Conteúdo Relacionado


“provavelmente voce já é criativo e está entediado, só isso”

Pesquisas da Universidade de Essex e da Universidade Humboldt de Berlim indicam que as drogas e o álcool não aumentam a criatividade. Os pesquisadores analisaram centenas de trabalhos e descobriram que viagens, exposição à cultura, meditação e programas de treinamento eram mais eficazes para aumentar a criatividade. O estudo revelou que as pessoas que tomavam psilocibina, popular por seus efeitos criativos, se sentiam mais criativas enquanto consumiam a droga, mas tinham um desempenho inferior ao de seu estado sóbrio. A visão romântica do viciado em artista provavelmente deriva da contracultura dos anos 50 e 60, mas é cada vez mais uma coisa do passado.

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Essex e da Universidade Humboldt de Berlim descobriu que as pessoas que tomavam psilocibina, um composto psicoativo encontrado em cogumelos mágicos, experimentavam uma falsa sensação de criatividade acrescida. Enquanto estavam sob a influência da droga, estes indivíduos acreditavam ser mais criativos; no entanto, sua produção criativa real era menor do que quando estavam sóbrios.

Este fenômeno pode ser devido à percepção alterada e aos processos cognitivos que ocorrem sob a influência da psilocibina, levando os usuários a superestimar suas habilidades criativas. As ideias geradas durante a experiência psicodélica muitas vezes parecem desajustadas ou mal adaptadas como soluções quando avaliadas posteriormente.

Jennifer Haase, co-autora do artigo na Universidade Humboldt, mencionou que, dados os numerosos efeitos colaterais associados ao uso de drogas, é cientificamente infundado recomendar seu consumo em busca de maior produção criativa. A pesquisa, em última análise, sugere que a crença popular nos efeitos criativos da psilocibina pode ser mais uma ilusão psicológica do que um verdadeiro aprimoramento da criatividade.