Are Fears of A.I. and Nuclear Apocalypse Keeping You Up

ZETTEL - Are Fears of A.I. and Nuclear Apocalypse Keeping You Up

criado em:

relacionados:

  1. filosofia da tecnologia
  2. Como deveríamos estar usando IA nesse momento GPT 4 (zt)
  3. Labatut no FLIP
  4. La piedra de la locura
  5. resenha 451 Quando deixamos de entender o mundo
  6. Como deveríamos estar usando IA nesse momento GPT 4 (zt)

Zettelkasten Summary: O medo da IA e do apocalipse nuclear está tirando seu sono? Culpe a Prometheus

Notas atômicas:

Prometeu como um símbolo

Prometeu, o titã que roubou o fogo dos deuses e o deu aos humanos, tem servido como símbolo de progresso e perigo desde a Revolução Industrial. Esse símbolo representa o poder libertador do conhecimento e os perigos do exagero tecnológico.

Prometeu na literatura

"Frankenstein", de Mary Shelley, tem como subtítulo "O Prometeu Moderno", destacando a arrogância e o idealismo do criador do monstro. Percy Bysshe Shelley, em seu drama em verso "Prometheus Unbound", descreve Prometeu como um herói e um emancipador.

Prometeu no contexto moderno

No mundo moderno, Prometeu simboliza nossa capacidade de autodestruição à medida que o otimismo tecnológico enfrenta ameaças como a vilania do capitalismo cibernético, o desastre climático e a ameaça existencial da I.A.

Prometeu no cinema e no teatro

O filme "Oppenheimer", de Christopher Nolan, e a peça teatral "Prometheus Firebringer", de Annie Dorsen, baseiam-se no mito de Prometeu. O filme de Nolan é baseado na biografia "American Prometheus", enquanto a peça de Dorsen usa a inteligência artificial para atualizar o mito grego para a era da inteligência artificial.

Prometeu na Era da I.A.

O romance "The Maniac", de Benjamín Labatut, designa John von Neumann, um pioneiro da I.A., como seu Prometeu. A criação de uma máquina pensante por Von Neumann, a MANIAC, representa um novo tipo de vida e um roubo da essência humana.

Tópicos relacionados:

Perguntas de pesquisa: