No tempo das catástrofes (inserção possível na dissertação)

011120220347

criado em: 03:47 2022-11-01

Relacionado


No tempo das catástrofes (inserção possível na dissertação)

Conforme a segunda narrativa que proponho, o que foi destruído com os commons não foram apenas os meios de vida de camponeses pobres, mas também uma inteligência coletiva concreta, ligada a esse comum do qual todos dependiam. É a uma destruição desse tipo que os programadores teriam sabido resistir.

Utilizar a palavra “usuário” para falar dos programadores que souberam resistir é, assim, situá-los na linhagem dos camponeses que outrora lutaram contra o confisco de seus commons, de forma que não se defina mais, como ponto de partida, esses camponeses como “pobres”, e sim como comunidades.

No entanto, não devemos ir rápido demais, pois a aproximação entre programadores e usuários logo encontra dificuldades que seria perigoso ignorar. Que eles tenham resistido ou não, os programadores sabem que são, como os outros cientistas ou os juristas, por exemplo, detentores de um saber reconhecido, que faz deles o que chamarei de praticantes.

A abordagem farmacológica não permite colocar a questão “de quem é a culpa?”, de proceder a uma distribuição da culpa e da inocência. Os programadores que souberam resistir não são “melhores” do que os cientistas que não o puderam. Mas ela propõe pensar “pelo meio”.

NOTAS DE LEITURA/LIVROS/No Tempo Das Catástrofes