Filosofia quilombola - Nego Bispo
Filosofia quilombola - Nego Bispo
criado em:
- 16-06-2024
- 16:50
relacionados:
- notas:
- tags: #mentesmiceliais #insight #mestredeculturacontemporanea
- Fontes & Links: https://quatrocincoum.com.br/noticias/a-feira-do-livro/o-saber-de-voces-e-sintetico-diz-pensador-quilombola/
Resumo do Zettelkasten: “O saber de vocês é sintético”, diz pensador quilombola
Tópicos relacionados:
- Epistemologia quilombola
- Circularidade de pensamento
- Relação humano-natureza
- Contracolonização
- Crítica ao colonialismo e monoteísmo
- Movimentos antirracistas e feministas
- Políticas de demarcação de terras indígenas
Perguntas de pesquisa:
- Como a epistemologia quilombola desafia a epistemologia ocidental tradicional?
- Quais são as implicações da circularidade de pensamento para a sustentabilidade e as relações sociais?
- De que forma a contracolonização pode ser implementada na prática?
- Qual é o impacto da visão de mundo indígena e quilombola na política contemporânea?
- Como a crítica ao monoteísmo e à hierarquia dos saberes pode influenciar movimentos sociais e políticas públicas?
Epistemologia Quilombola vs. Epistemologia Ocidental
Descrição:
Antônio Bispo dos Santos distingue entre o saber sintético (ocidental) e o saber orgânico (quilombola). Ele destaca a hierarquização entre saberes escritos e orais, promovendo uma integração em vez de rivalidade.
Circularidade de Pensamento
Descrição:
Bispo enfatiza a circularidade no pensamento e na vida quilombola, contrastando com a linearidade do pensamento ocidental. Exemplos incluem a capoeira, o samba e até o crescimento do cabelo, que simbolizam a ausência de limites e a continuidade na vida.
Relação Humano-Natureza
Descrição:
Bispo discute a biointeração e a poligamia das árvores como metáforas para a interconexão e reciprocidade entre os seres vivos e a terra, defendendo uma relação mais profunda e simbiótica com o meio ambiente.
Crítica ao Monoteísmo e à Humanidade
Descrição:
Ele critica a concepção humana fundamentada nas escrituras e no monoteísmo, que se considera superior aos animais. Bispo se identifica como quilombola, não humano, destacando a convivência harmoniosa com a natureza.
Contracolonização
Descrição:
Ele compara a colonização ao adestramento de animais, onde o ato de nomear é um ato de dominação. Critica a criminalização histórica dos quilombos e a continuidade do colonialismo nas instituições do Estado.
Crítica à Atuação de Dilma Rousseff
Descrição:
Bispo critica Dilma Rousseff por não criar a Comissão da Verdade para os povos negros e indígenas, argumentando que isso revela uma continuidade do colonialismo. Ele sugere que a luta quilombola e indígena não se encaixa na luta de classes tradicional.
Demarcação de Terras Indígenas
Descrição:
Sobre a demarcação das terras indígenas, Bispo defende que essas terras pertencem a quem estava presente antes de 1500, rejeitando a lógica do marco temporal.
Reflexão Crítica:
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Qual é o argumento central?
Bispo diferencia os saberes quilombolas dos saberes ocidentais, defendendo a circularidade e criticando o colonialismo. -
Quais são as evidências que suportam este ponto?
Ele utiliza metáforas da vida cotidiana e práticas culturais quilombolas (capoeira, samba, etc.) para ilustrar a circularidade do pensamento e da vida. -
Como este insight se relaciona com o conhecimento existente?
A crítica ao colonialismo e à hierarquização dos saberes ecoa teorias pós-coloniais e epistemologias do sul global.
Expansão do Conhecimento:
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Questões de pesquisa:
- Como a circularidade de pensamento pode influenciar práticas sustentáveis em outras culturas?
- De que maneira a contracolonização pode ser implementada em políticas públicas?
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Referências adicionais:
- Boaventura de Sousa Santos sobre epistemologias do sul
- Frantz Fanon sobre colonialismo e descolonização
Processos de Revisão e Feedback:
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Revisão periódica:
Reavaliar a relevância das notas à medida que surgirem novas pesquisas sobre epistemologias alternativas e políticas de demarcação de terras. -
Feedback crítico:
Incentivar discussões em grupos de estudo sobre epistemologias indígenas e quilombolas para enriquecer as anotações com diversas perspectivas.
Pensamento Crítico:
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Perguntas incentivadoras:
- Como podemos integrar as epistemologias quilombolas nas práticas educacionais contemporâneas?
- Quais são as implicações políticas da contracolonização nas sociedades pós-coloniais?
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Clarificação e estruturação das ideias:
Focar na distinção entre saberes sintéticos e orgânicos pode ajudar a compreender melhor as críticas ao pensamento linear ocidental.