RESPOSTA - PROMPT INICIAL - ECCO 2023 INCURSÃO

RESPOSTA - PROMPT INICIAL - ECCO 2023 INCURSÃO

criado em:

relacionados:

Walker, a profundidade e o detalhe fornecido são muito úteis para entender sua posição e os requisitos do programa de mestrado ao qual você está se candidatando. Vamos trabalhar em etapas para ajudá-lo a delimitar um tema de pesquisa e esclarecer o objeto da pesquisa. A chave será identificar um ponto de interseção entre seus interesses e as linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) na UFMT. Dadas as três linhas de pesquisa apresentadas (Poéticas Contemporâneas, Epistemes Contemporâneas, e Comunicação e Mediações Culturais), há várias rotas potenciais que podemos explorar. Aqui estão algumas sugestões iniciais para começar a moldar sua pesquisa:

Delimitação do Tema e Delineação do Objeto

  1. Tema Central:

    • Interseção entre Filosofia, Geografia, e Comunicação e Mediações Culturais: Explorar como a tecnologia e a globalização estão reconfigurando a experiência e a percepção do espaço geográfico, a identidade cultural e as práticas comunicativas na era digital.
  2. Possíveis Perguntas de Pesquisa:

    • Como a emergência de criadores de conteúdo digital e plataformas de mídia social estão transformando a relação entre o local e o global, especialmente na região de Mato Grosso ou mais amplamente na América Latina?
    • De que maneira a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes estão redefinindo a natureza da criação, disseminação e recepção de conteúdo cultural e comunicacional?
    • Como os fenômenos de midiatização de práticas tradicionais e a mercantilização da cultura estão sendo percebidos e articulados filosoficamente e geograficamente?
  3. Objetos de Pesquisa:

    • Análise das práticas de criadores de conteúdo digital na região e como elas refletem ou desafiam as dinâmicas globais de produção cultural e comunicacional.
    • Estudo de casos de comunidades ou redes sociais locais que foram significativamente impactadas pela globalização digital e como isso afeta a identidade cultural e a comunicação regional.
    • Avaliação filosófica das implicações éticas, sociais e culturais da inteligência artificial e da tecnologia na comunicação e na mediação cultural.
  4. Metodologia:

    • Abordagem Qualitativa: Entrevistas, grupos focais, análise de conteúdo de plataformas de mídia social, e análise discursiva.
    • Abordagem Quantitativa: Pesquisas, análise de dados de uso de mídia social, e outras métricas relevantes.
    • Abordagem Filosófica: Análise crítica de textos filosóficos, análise comparativa de diferentes perspectivas filosóficas sobre tecnologia, comunicação e cultura.
  5. Referencial Teórico:

    • Teorias de cibercultura, folkcomunicação, e a visão ritual da comunicação.
    • Teorias filosóficas de tecnologia e espaço, como as de Martin Heidegger, Henri Lefebvre, e Paul Virilio.
    • Teorias de globalização e cultura de autores como Arjun Appadurai, Manuel Castells, e Zygmunt Bauman.
  6. Relevância:

    • Este projeto pode oferecer insights valiosos sobre como as transformações tecnológicas e globais estão influenciando a cultura e a comunicação local/regional, e como essas mudanças estão sendo percebidas e negociadas pelos atores locais.

Próximos Passos

  1. Revisão Literária: Realizar uma revisão literária inicial para entender o que já foi publicado sobre esses temas, e identificar lacunas na literatura existente.
  2. Consulta com a Orientadora: Discutir essas ideias iniciais com a orientadora Dolores para obter feedback e refinamento adicional.
  3. Esboço do Projeto de Pesquisa: Desenvolver um esboço inicial do projeto de pesquisa, incluindo uma declaração clara do problema de pesquisa, objetivos, metodologia, e relevância.